É Possível Ter Prazer E Sucesso?


A sociedade na qual vivemos exige-nos sempre mais e mais, e coloca tudo que é positivo, como ter prazer e sucesso na vida, num futuro que pode nunca existir, inacessível. É bem aquela história: quando se está na escola deseja-se chegar à faculdade, pois assim será feliz; na faculdade almeja-se se formar e conseguir um bom emprego para ser feliz; quando o tem, deseja-se ganhar mais, adquirir mais bens para então ser feliz; quando conquista os objetivos, já se está velho e sem disposição para desfrutar, então queremos voltar a ser crianças.

Ficamos presos nesse ciclo de opressão, onde o prazer sai de cena e a busca por ele torna-se uma compulsão. E a medida que o tempo passa, conquistar o prazer torna-se uma coisa cada vez mais distante de se realizar.

Essa situação provoca ansiedade, desgaste emocional, estresse, tudo que faz com que o momento da realização seja adiado, e o prazer nunca aconteça.

Há uma voracidade enorme por consumir coisas que não nos satisfaz. Isso faz com que nos afastemos cada vez mais do prazer, pois ele perde sua importância em detrimento da constante busca e antecipação, e então a vida passa a ser ameaçada, uma vez que se perde seu sentido, seu propósito. Essa incapacidade de viver o prazer está muito entrelaçada com o mal-estar contemporâneo.

Mas apesar dessa forma hedonista de ver a vida, colocando o prazer como bem supremo da vida humana, na nossa sociedade não há espaço para a reflexão sobre o prazer. Todo mundo acha que sabe o que é, mas são poucos os que de fato o tem.

Ao contrário do que acontece hoje, prazer é algo que se conquista. Não pode ser dado, pois assim torna-se consequência e não um problema a ser questionado e solucionado.

Hoje, para obter prazer as pessoas buscam geralmente uma nova relação amorosa, um corpo perfeito, mais dinheiro, poder, fama… A sociedade nos ensina e impõe isso e faz com que nós mesmos nos cobremos intensa e incessantemente. Afasta-nos de uma vida plena e satisfeita, e passamos a viver constantemente frustrados.

Mas Luis, parece que só eu sou infeliz e que não consigo ter prazer e sucesso na vida. Por onde olho, todos estão felizes.

Bem, a grama do vizinho parece sempre ser mais verde, mas isso nem sempre é verdade. Nas redes sociais, principalmente, é comum as pessoas aparentarem uma felicidade constante, com uma vida boa, fácil e tranquila. Mas isso longe está da realidade. Isso acontece porque as pessoas acham que precisam parecer assim e acabam expondo somente o que querem que as outras saibam delas.

A vida passa a ter valor porque é mostrada e não por ser vivida. Como o sentido da vida é perdido, é preciso que o outro através de curtidas a deem valor.

Reflexões como “o que é ser feliz?”, “o que é ter prazer e sucesso?”, e “como minha vida pode ser melhor?” não são feitas. E quando são, as respostas são buscadas não em si mesmo, mas no outro, numa constante comparação e competição de quem é mais feliz.

No meu livro Feel Better! Sinta-se Melhor Sempre! eu te convido a fazer o caminho oposto. Olhar para si e se perceber no mundo. Questionar suas próprias ações, pensamentos e sentimentos, ao invés de comparar-se e buscar igualar-se ao outro.

Ao olhar para si, deve-se buscar descobrir o que se ama verdadeiramente. O amor desperta interesse real e autêntico pela realização de uma tarefa, concluí-la e ultrapassar as dificuldades associadas à sua realização. Esse interesse precisa corresponder aos valores pessoais, valores de vida, específicos para cada pessoa. Assim a motivação será alimentada.

Sabe aquele velho ditado: Quando você gosta do que faz, não precisa trabalhar”? Pois é, em algumas situações, os maiores clichês são a mais pura verdade. E isso se aplica não só ao trabalho, mas a qualquer outra atividade e relação que estabelecemos na vida.

“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas. ” – Steve Jobs

O amor pelo que fazemos nos motiva. E ao contrário do que se pensa, amor não é algo pronto e estável. É preciso cativar, desenvolver, cultivar diariamente, assim como nossa motivação, pois não dura para sempre.

“Dizem que a motivação não dura muito. O banho também não dura e é por isso que ele é recomendado diariamente.” – Zig Ziglar

Ter uma vida prazerosa, não significa uma vida sem dificuldades, em um estado de felicidade constante. Tampouco é sinônimo de sucesso ter uma vida estável, sem desafios.

A vida nem sempre é fácil. Quem teve a sorte de não vivenciar as adversidades da vida, dificilmente compreenderá o realismo por trás destas palavras. Viver, como dizia Guimarães Rosa, é um rasgar-se e remendar-se. E a sua graça está justamente nesse movimento. Claro que ninguém gosta de sofrer, mas até mesmo nas adversidades é possível crescer, aprender, se desenvolver e por fim florescer.

“Sem dor, não poderíamos reconhecer o prazer. ” – John Grenn

O prazer e o sucesso, sejam na vida pessoal ou profissional, não é um prêmio que se ganha depois que se alcança a linha de chegada. Não são o fim, mas o meio.

As pessoas que têm sucesso sentem prazer em cada atividade que realizam, dão tanta importância ao processo como aos resultados. Procuram prazer através das etapas de realização de uma atividade e não apenas na consequência desta. São pessoas que continuam aprendendo sempre, assumem responsabilidade sobre os próprios comportamentos, sabem perdoar e esquecer possíveis ofensas e torcem pelo sucesso das outras pessoas.

É preciso ter atitude (sair da zona de conforto, parar de reclamar e lamentar), manter-se disposto, acreditar no futuro (e vencer o medo dele) sem desviar-se do aqui e agora, focar na solução e não no problema, nutrir o otimismo e confiar em si mesmo ao invés de comparar-se aos outros, desenvolver tolerância e resiliência.

Viver com prazer é ter propósito de vida. E ter sucesso é colocar esse propósito em ação! E para isso é necessário arriscar-se, desafiar-se! Nós precisamos de desafios. Romper barreiras, sejam elas colocadas por outrem ou, e principalmente, por nós mesmos.

“O segredo do sucesso é aprender como usar a dor e o prazer, em vez de deixar que usem você. Se fizer isso, estará no controle de sua vida. Se não fizer, é a vida que controla você. ” – Anthony Robbins

Espero que está leitura tenha sido prazerosa e proveitosa para você! Se você gostou deste artigo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Seu feedback é muito importante para mim, e eu mesmo responderei você!

Se essa matéria te ajudou e gostaria que pessoas de quem gosta fossem também ajudadas, compartilhe com esse post elas!

 

Até a próxima!

Luis

Luis Souza

CEO da Celebriza! – Sua Academia Global de Marketing Digital

Autor do livro Feel Better! Sinta-se Melhor Sempre!

Fundador do movimento Live your Life. Leave a Legacy.

Também conhecido como “O engenheiro da Atração Bilionária. ”


Curta e comente!